Por que usar luvas de proteção na hora de soldar?

Normas Regulamentadoras – proteção no trabalho e responsabilidades

Para instruir você sobre as responsabilidades legais que a sua empresa deve cumprir na questão de proteção e segurança no trabalho, confira um resumo do que algumas NRs indicam sobre o assunto.

 

●    NR 01 – gerenciamento de riscos ocupacionais

A norma indica as responsabilidades tanto do empregador como do colaborador. O empregador deve mapear os riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho, elaborar e aplicar medidas de prevenção para eliminar ou reduzir tais riscos, incluindo o uso de EPIs. Já os colaboradores devem seguir as ordens do empregador, incluindo o uso de EPIs.

 

●    NR 03 – embargo e interdição

Neste caso, o Ministério do Trabalho verifica se uma empresa está apta a resguardar os trabalhadores de perigos e pode impedir o funcionamento caso não esteja.

 

●    NR 06 – uso de EPIs

Apresenta os equipamentos de proteção necessários para cada atividade de trabalho que apresente riscos, bem como o uso destes para cada parte do corpo exposta.

 

●    NR 34 – trabalho a quente

Nesta norma são indicadas quais são as atividades a quente como soldagem, goivagem, esmerilhamento, corte ou outras que possam gerar fontes de ignição tais como aquecimento, centelha ou chama.

Em resumo, para proteção das mãos contra altas temperaturas há indicação do uso de luvas para proteção contra agentes térmicos.

 

Por que usar luvas de proteção na hora de soldar?

Mais do que uma obrigação instituída em lei ou de uma simples proteção, as luvas durante o processo de soldagem também possibilitam a realização do trabalho com conforto. Claro, que diante de circunstâncias limitadas, mas com a redução de riscos e melhora no conforto térmico.

Para quem trabalha o dia inteiro com essas atividades expostas a altas temperaturas, poder reduzir o calor enfrentado é indispensável para permitir produtividade e reduzir o desgaste físico do colaborador.

plugins premium WordPress